Cravação de Estacas Pré Moldadas e Metálicas



Somos uma empresa de engenharia com dedicação exclusiva a geotecnia de fundações. Realizamos investigações geotécnicas como sondagens a tradopercussãomista e rotativa e fundações especiais como estacas escavadastubulõesestacas pré moldadas, metálicas e estacas hélice contínua monitorada.

Mantemos uma página no facebook com atualizações constantes sobre nossas atividades. Temos também um canal no youtube com alguns vídeos de nossos serviços.

Nossa missão é fornecer parâmetros geotécnicos e executar fundações utilizando-se de solido conhecimento acadêmico e experiência de campo. Já são mais de 300 mil metros de investigações geotécnicas e 2 milhões de metros de fundações executadas para clientes como:  Pepsi, Petrobras, Elma Chips, MRV, Nestle, Carpathian Gold, Vale FCA, Novo Nordisk, Grupo OHL, Grupo Vitória da União, Isolux, Rima, CNH - Case New Holland, Planex, Grupo ARG, Hipolabor, Itaipu Scania, Mart Minas, etc.

Nossa experiência acadêmica é garantida pelo nosso  R.T e sócio fundador, que é professor universitário da disciplina de fundações no curso de Engenharia Civil do Pitágoras.


Elemento de fundação que transmite a carga ao terreno ou pela base (resistência de ponta) ou por sua superfície lateral (resistência de fuste) ou por uma combinação das duas, devendo sua ponta ou base estar assente em profundidade superior ao dobro de sua menor dimensão em planta, e no mínimo 3,0 m. Neste tipo de fundação incluem-se as estacas e os tubulões.

ESTACA PRÉ-MOLDADA OU PRÉ-FABRICADA DE CONCRETO

Estacas pré moldadas são estacas constituídas de seguimentos de concreto pré-moldado ou pré-fabricado e introduzida no terreno por golpes de martelo de gravidade, de explosão, hidráulico ou martelo vibratório. Para fins exclusivamente geotécnicos não há distinção entre estacas pré-moldadas e pré-fabricadas, e para os efeitos desta Norma elas serão pré-moldadas.

ESTACA METÁLICA OU DE AÇO

Estacas metálicas são também estacas pré moldadas, constituídas de elemento estrutural (aço) produzido industrialmente, podendo ser de perfis laminados ou sólidos, simples ou múltiplos, tubos de chapa dobrada ou calandrada, tubos com ou sem costura e trilhos.

ESTACA MISTA

As estacas mistas são estacas constituídas por dois segmentos de materiais diferentes (madeira, aço, concreto pré-moldado, concreto moldado in loco etc.)

NEGA E REPIQUE

Nas fundações em estacas pré moldadas de concreto, estacas metálicas e estacas mistas, a PENETRAÇÃO PERMANENTE DE UMA ESTACA, causada pela aplicação de um golpe de martelo é denominada, NEGA. Esta é relacionada a energia de cravação. Devido sua pequena grandeza é geralmente medida para uma série de 10 golpes.

A parcela elástica do deslocamento máximo de uma seção da estaca decorrente da aplicação de um golpe do martelo é denominada, REPIQUE.

LIMITES ACEITÁVEIS DE EXCENTRICIDADE DE EXECUÇÃO

Face as características executivas dos diversos tipos de fundações, excentricidades são inevitáveis. Quando forem projetadas estacas isoladas, elas devem ser estruturalmente dimensionadas para suportar todas as excentricidades das cargas aplicadas e também excentricidades executivas previamente estimadas cujo valor dependa de cada tipo de estaca ou equipamento. Devem ser verificados os deslocamentos e tensões horizontais no solo.

ELEMENTOS ISOLADOS OU ALINHADOS

Para estacas de qualquer dimensão, é aceitável, sem qualquer correção adicional, um desvio entre o eixo da estaca e o ponto de aplicação da resultante das solicitações do pilar de 10% da menor dimensão da estaca.

CONJUNTO DE ESTACAS

São toleadas, sem necessidade de correção, excentricidades de até 10% do diâmetro das estacas do conjunto. Aceita-se sem correção um acréscimo de até 15% sobre a carga admissível ou carga resistente de projeto.

DESAPRUMO DE ESTACAS

Não há necessidade de verificação de estabilidade e resistência, nem de medidas corretivas para desvio de execução, em relação ao projeto, menores que 1/100.

DIMENSIONAMENTO ESTRUTURAL – PRÉ MOLDADAS DE CONCRETO

Nas estacas de concreto pré moldadas ou pré fabricadas, o dimensionamento estrutural deve ser feito utilizado-se as ABNT NBR 6118 e 9062, limitando o fck a 40 mpa.

Nas duas extremidades da estaca, deve ser feito um reforço de armadura transveral, para levar em conta as tensões de cravação.

O fabricante deve apresentar curvas de interação flexo compressão e flexo tração do elemento fabricado.

DIMENSIONAMENTO ESTRUTURAL – ESTACAS METÁLICAS

As estacas devem ser dimensionadas de acordo com a ABNT 8800, considerando-se a seção reduzida da estaca.

As estacas de aço que estiverem total e permanentemente enterradas, indepedente da situação do lençol de água, dispensa tratamento especial, desde que seja descontada a espessura mínima de sacrifício.

Nas estacas em que a parte superior ficar desenterrada, é obrigatória a proteção com camisa de concreto ou outro recurso de proteção do aço.

As emendas das estacas de aço, realizadas por meio de talas soldadas ou parafusadas, devem resistir as solicitações que possam ocorrer durante o manusei, a cravação e o trabalho do componente estrutural.

DIMENSIONAMENTO ESTRUTURAL – ESTACAS DE MADEIRA

As estacas de madeira têm sua carga esatrutural admissível calculada, sempre em função da seção tranversal mínima, adotando-se tensão admissível compatível com o tipo e a qualidade da madeira conforme estabelecido na ABNT NBR 7190.

REFERÊNCIA NORMATIVA

NBR 6122:2010 – Projeto e execução de fundações - Procedimento
ABEF - Manual de especificações e procedimentos
 
EQUIPE

Engenheiro Supervisor– (Contratante)
Operador de bate-estacas
Soldador
Ajudante


Bate estacas
Máquina de solda
Conjunto Oxi-corte

DIMENSÕES DE TRANSPORTE

Peso: 7.000kg
Altura: 2,0 m
Comprimento: 7,00 m
Largura: 5,00 m

DIMENSÕES DE TRABALHO

Peso:7.000 kg
Altura: 15,00 m
Comprimento:8,00 m
Largura: 8,00 m

CAPACIDADE

Peso do martelo máximo:2.500 kg
Diâmetro Máximo: 42 cm

SEGURANÇA NO TRABALHO

PPRA - Programa de prevenção dos riscos ambientais.
PCMSO - Programa de controle médico de saúde ocupacional.

DOCUMENTOS COMPLEMENTARES DISPONÍVEIS EM OBRA – CONTRATANTE

Projeto das fundações
Relatório das sondagens a percussão, mista ou rotativa.
Planta de locação das estacas
Levantamento plani-altimétrico do terreno da obra 
Projeto executivo das fundações
Projeto estrutural com cargas nas fundações e nas cortinas de contenções

TABELA DE CARGA ESTRUTURAL PARA ESTACAS DE CONCRETO

ESTACA PRÉ-MOLDADAS DE CONCRETO
Seção - Quadrada ou Circular (cm)

Carga Máxima Estrutural Compressão (t)

15,00 x 15,00 25,00
17,00 x 17,00 35,00
20,00 x 20,00 50,00
21,50 x 21,50 60,00
23,00 x 23,00 70,00
25,50 x 25,50 85,00
28,00 x 28,00 108,00
Ø 42,00 125,00
Valores usuais aproximados. Devem ser conferidos por calculista. 

TABELA DE CARGA ESTRUTURAL PARA ESTACAS METÁLICAS

ESTACA PRÉ-MOLDADAS METÁLICAS - PERFIS E TRILHOS
Perfis ou Trilhos Carga Máxima Estrutural - Compressão (t)
H 6" - 1ª alma 40,00
I 8" - 1ª alma 30,00
I 10" - 1ª alma 40,00
I 12" - 1ª ama 70,00
TR 25 25,00
TR 32 35,00
TR 37 40,00
TR 45 45,00
TR 50 55,00
TR 57 60,00
Valores usuais aproximados. Devem ser conferidos por calculista.



  Américo Martins, 70 Jaraguá II - Montes Claros - MG - CEP: 39.404-845

  PABX: 0800 033 0119